TEMPO- Confira como deve ficar o tempo
- 02/10/2019
Granizo, chuva forte e vento de mais de 100 km/h atingem região sul do Estado
Pedras de gelo caíram com mais intensidade por volta das 23h desta terça-feira em Arroio Grande
A noite desta terça-feira (1º) foi marcada por temporal e queda de granizo em alguns municípios gaúchos, especialmente na região sul do Estado. Em Arroio Grande, moradores relataram que as pedras de gelo caíram com mais intensidade, por volta das 23h.
Apesar dos registros, o Corpo de Bombeiros de Jaguarão — que atende Arroio Grande — não recebeu chamados de gravidade. Em São Borja, na Fronteira Oeste, as rajadas de vento chegaram a 102,6 km/h por volta das 3h desta quarta-feira (2), segundo dados registrados pela Somar Meteorologia. Já em Jaguarão, a velocidade do vento teve o momento mais forte às 2h, quando chegou a 65,2 km/h .
Conforme o instituto, a região sul e todas as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul apontam chuva forte e com indicativos de avanço para o restante do Estado no decorrer do dia.
Previsão do tempo no RS: chuva forte atinge todo o Estado nesta quarta-feira
Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para as regiões Noroeste, Campanha, Sul e Fronteira Oeste
O calorão marcou presença na metade norte do Estado nesta terça-feira (1). A maioria dos municípios desta faixa tiveram temperaturas máximas próximas a 37°C. A mais alta foi registrada em Campo Bom, na Região Metropolitana: 38,3°C. Na Capital, os termômetros ficaram entre 18,5°C e 36,2°C. Já na Metade Sul, a temperatura não subiu muito, em razão da presença de uma frente fria que avança sobre esta área. Houve registro de chuva forte em alguns municípios da Região Sul, como o Chuí, por exemplo, onde o acumulado alcançou cerca de 58 mm até o final da tarde.Nesta quarta-feira (2), a frente fria passa a atingir e a provocar chuva em todo o território gaúcho. As precipitações devem ocorrer em forma de pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento de até 50 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para as regiões Noroeste, Campanha, Sul e Fronteira Oeste.
Acumulados de até 120 mm devem ser registrados na maioria das regiões — as exceções são Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. A temperatura diminui em todas as áreas, em razão da ausência de sol e do vento, que passa a soprar de sul. A mínima, de 13°C, ocorrerá em Alegrete, na Fronteira Oeste, e a máxima, de 29°C, será sentida em Erechim, na Região Norte.
Na quinta-feira (3), a instabilidade permanece, com chuva em forma de pancadas atingindo todas as áreas. Os acumulados, porém, diminuem, não ultrapassando 30 mm. Em Porto Alegre, a mínima será de 14°C e a máxima de 24°C.
Confira como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quarta-feira (2)
Capital: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 25°C
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 20°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 25°C
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 23°C
Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 28°C
Erechim: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 21°C e máxima de 27°C
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 24°C
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 21°C
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 21°C
Passo Fundo: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e Máxima de 25°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 19°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 23°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 24°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 24°C
São Borja: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 24°C