HORIZONTINA - Mais investimentos na agricultura familiar

  • 20/09/2019
HORIZONTINA - Mais investimentos na agricultura familiar

O Governo Municipal de Horizontina através da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SMDR, recebeu nesta semana estando expostos no largo frontal da sede administrativa, quatro tanques distribuidores de adubo orgânico líquido, da fabricante Ipacol. Os tanques serão repassados para associações da agricultura familiar organizadas no município, que possuam demanda para renovação desses implementos.

A fonte de recursos para esta aquisição via licitação pública, é uma emenda parlamentar ao orçamento de 2017, de autoria do deputado federal Osmar Terra, hoje Ministro de Estado, junto ao Ministério da Agricultura, no valor de R$ 120.000,00, recursos articulados pelo vereador Rafael Godoy e a executiva municipal de seu partido, o MDB, junto ao parlamentar.

O município de Horizontina possuí 20,6% do seu território de área rural, divididos em 1.265 propriedades com tamanho médio de 15,59 hectares cada. Mais de 90% das propriedades se caracterizam como da agricultura familiar, marcadas pela multifuncionalidade e pluriatividade, com pequenas frações de terra que utilizam da mão de obra familiar para produção.

Em Horizontina a bovinocultura de leite e a suinocultura são as duas principais cadeias produtivas da agropecuária, com mais de 650 estabelecimentos agropecuários envolvidos. Um dos maiores problemas encontrados nas criações confinadas de suínos e bovinos é a alta produção de dejetos líquidos, entretanto, se bem manejados, os dejetos transformam-se em uma ótima fonte de nutrientes para adubação orgânica de pastagens e lavouras, sendo aproveitado dentro da propriedade, reduzindo os problemas ambientais e ainda retornando em produtividade e renda para o agricultor.

Anualmente são produzidos mais de 100.000 cabeças de suínos no Município, gerando mais de 130.000m³ de dejetos líquidos/ano. Os resíduos líquidos são compostados em sistema aeróbico por um prazo de 120 dias, sendo posteriormente, utilizado para fertirrigação, principalmente em pastagens perenes (tifton, grama ares, panicun, entre outros), sendo um fertilizante com excelentes características e com ótimos resultados para produção de pasto e consequentemente leite, resolvendo ainda, com eficiência, um problema ambiental.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, entre seus programas, trata em seu inciso XIV o programa de incentivo a bacia leiteira, que traz, entre outras ações, "viabilizar o uso de esterco suíno nas pastagens e lavouras de milho".

Para distribuição do adubo liquido é essencial à utilização de equipamentos apropriados, por exemplo: o tanque metálico com bomba a vácuo para coleta na esterqueira e distribuição na pastagem.

O município de Horizontina equipou no ano de 2008, seis das oito associações rurais (as quais possuíam criadores de suínos em seu território) com distribuidores de adubo liquido, entretanto tal equipamento está constantemente exposto ao dejeto, rico em amônia e matéria orgânica, que são compostos altamente corrosivos, e após nove anos de uso, os mesmos encontram-se em péssimas condições quase impedindo sua utilização, prejudicando a eficiência na do esterco como nutriente, razão pela qual os equipamentos estão sendo renovados.

Fonte : Portal do Cidadão


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes