Jonas é exonerado do cargo de Secretário da Indústria e Comércio
- 17/07/2019
O Secretário da Indústria e Comércio de Tucunduva, Jonas Fernando Hauschidt, foi exonerado do cargo pelo Prefeito Marcelo Burin, na tarde desta terça-feira, 16. Este é mais um capitulo de uma atribulada relação que vem desde que a atual Administração assumiu em 2017. Jonas foi eleito em 2016 para um segundo mandato na Câmara de Vereadores pelo PP, e desde o início deste segundo mandato assumiu uma postura independente, inclusive com algumas críticas pontuais ao atual Governo. Foi Presidente da Câmara no primeiro ano da atual Legislatura, e
no final de 2017 causou polêmica ao preterir o candidato a Presidente pelo seu partido e votar em Ivo Balsam, do MDB, para presidir a mesa diretora da Câmara. Ainda assim, em junho de 2018 foi convidado para assumir a Secretaria de Industria e Comércio, tendo aceito o convite. Em pouco mais de um ano no cargo, Jonas esteve a frente de algumas ações destacadas, como sua participação na articulação visando a volta da FEICAM, feira que será realizada no mês de setembro deste ano em Tucunduva, na qual ele ocupa o cargo de vice-presidente. No entanto mesmo fazendo parte do Governo, Jonas continuou com uma certa “postura independente”, principalmente nas redes sociais. Recentemente um comentário feito pelo então Secretário em um post na página oficial da Prefeitura no Facebook, relacionado a uma emenda parlamentar para obras de asfalto desagradou a Administração, mas a gota d’água, e que provavelmente determinou a sua exoneração, aconteceu na noite desta segunda-feira, 15, novamente em uma rede social. Após a Câmara aprovar por 5 votos a 4 um Projeto de Lei que prevê um empréstimo da Prefeitura junto a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1,4 milhão, para investimentos em asfalto, iluminação pública, prédio na comunidade de Ponte Pratos, e obras de recuperação de estradas do interior do município através de empresa terceirizada, Jonas postou um comentário na Página do Facebook da Câmara que transmitia a sessão ao vivo, criticando a aprovação do referido projeto, chamando de “Projeto totalmente eleitoreiro”, e que teria “faltado personalidade” aos Vereadores da base governista ao aprovar a iniciativa do Prefeito. O comentário teria sido apagado instantes depois, mas na mesma noite prints ( cópias) do que Jonas havia escrito já circulavam em grupos de whatsapp na cidade de Tucunduva. Estava instaurada a polêmica.
Na tarde desta terça o Prefeito assinou inicialmente uma Portaria convocando Jonas que encontrava-se de férias, e depois uma segunda Portaria o exonerando do cargo. Ele foi convidado a comparecer na Prefeitura, e teria participado de uma reunião em que se encontravam o Prefeito Marcelo Burin (PP), o Presidente da Câmara, Valmir Arcaro (PP), e Gilmar Bozzetto, presidente do PP. O próprio Prefeito comunicou a Jonas de sua exoneração.
Jonas informou que o Prefeito teria admitido que comentário feito por ele na noite desta segunda, 15, teria sido “um dos motivos” da sua exoneração. Com relação a sua condição dentro do PP depois dos acontecimentos, Jonas admite o clima de constrangimento, que não vê condições de permanecer “alinhado com o partido”, e explica que sua exoneração não irá mudar sua conduta: “Eu vou continuar alinhado com aquilo que eu venho pregando no últimos anos, que é a comunidade. Eu sempre disse, e disse hoje novamente ao Prefeito e ao Gilmar ( Presidente do PP), que eu não tenho lado, que eu não defendo partido”, declarou Jonas. Ele disse que já conversou com a comissão organizadora da FEICAM, e que irá continuar no cargo de Vice-Presidente do evento normalmente. Ele afirma que sua saída do cargo de Secretário, não irá deflagrar uma enxurrada de críticas de sua parte ao atual Governo: “Isso não vai ocorrer, o Marcelo me deu a oportunidade de mostrar o meu trabalho, e acredito que ao longo deste ano eu pude mostrar do que sou capaz”. Jonas deverá voltar para a Câmara e assumir a cadeira que vinha sendo ocupada pelo suplente, Luis Patias, e arremata: “Nós estamos nos preparando para um projeto maior para o ano que vem”.