Agroindústria de chips de mandioca e batata-doce é incluída no Peaf
- 12/06/2019
Um importante passo para a formalização da Agroindústria Pôr do Sol, de São Paulo das Missões, foi traçado ontem. O casal Irineu Nunes e Cristiana Justin recebeu das mãos da equipe municipal da Emater/RS-Ascar e do secretário municipal da Agricultura, Mauri Hentz Justen, o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A entrega do certificado foi realizado junto à agroindústria, localizada no Povoado Ipê, que tem encaminhada a legalização tributária, sanitária e ambiental.
Com isso, a família tem a possibilidade de incrementar a renda e ampliar o acesso a mercados com a produção de chips de mandioca e de batata-doce, um produto diferenciado com o sabor de alimentos tradicionais do Noroeste gaúcho. Além disso, a família está se organizando para a certificação de conformidade orgânica de seus produtos.
Segundo a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Manoela Hilgert Theobald, em São Paulo das Missões já são cinco agroindústrias inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, permitindo assistência técnica continuada e gratuita para a formalização e legalização dos empreendimentos, bem como acesso a diferentes formas de comercialização.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar