Operação com mais de 300 agentes prende investigados por roubos no RS
- 11/06/2019
Mais de 300 agentes cumprem mandados em cidades do Rio Grande do Sul desde a noite de ontem, com objetivo de prender investigados por roubos no estado. Somente na Região Metropolitana de Porto Alegre, são 123 ordens judiciais. Até o fim da manhã, 72 adultos haviam sido presos e três adolescentes, apreendidos.
Estão incluídos crimes de roubos a pedestres e estabelecimentos comerciais, além de ataques a banco. A delegada Nadine Anflor, chefe de Polícia Civil do RS, destacou a prisão de Ezequiel David Trindade, ainda na segunda, em Vacaria. Apontado como principal articulador de roubos a agências bancárias, também era procurado pela morte do policial Fabiano Heck Lunkes.
"Ele é responsável por vários roubos a banco", pontuou a delegada.
O delegado Fábio Motta Lopes acrescentou que, além de prisões, policiais também estão recuperando objetos que foram roubados, durante as buscas na operação.
Os números divulgados no fim da manhã ainda são parciais. Mesmo assim, o delegado salienta que é expressivo.
"Não estou prejulgando ninguém, mas pela experiência profissional, sabemos que um indivíduo dificilmente vai cometer um roubo e parar. Então vai ter um impacto positivo nesse número de infrações penais. No momento em que se retira essas pessoas de circulação, há uma tendência a diminuir um pouco o número de roubos", justificou.
A delegada Nadine reforçou que a polícia também trabalha para tirar presos das delegacias.
"Estamos ao longo do dia buscando retirar presos das delegacias em função dessas prisões. Alguns já foram direto ao sistema prisional. Evidentemente que nos preocupa, mas a polícia não pode parar, é o nosso papel, temos que continuar cumprindo, apesar da falta de vagas no sistema prisional."
Dos presos até o momento, 13 foram em flagrante. Eles estavam com drogas ou armas.
Fonte: G1