Prefeitura vai adotar prática do acolhimento no atendimento das UBS
- 29/05/2019
O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização do SUS, uma estratégia de mudança do processo de trabalho em saúde, buscando alterar as relações entre trabalhadores e usuários e dos trabalhadores entre si, humanizar a atenção, estabelecer vínculo/responsabilidade das equipes com os usuários e aumentar a capacidade de escuta às demandas apresentadas.
Objetivando dinamizar e ampliar a resolutividade do atendimento junto as suas unidades básicas de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Horizontina, implantou projeto piloto na Unidade de Saúde do Centro no mês de outubro do ano passado, e que após avaliações, revelou resultados satisfatórios, passando o modelo a ser adotado a partir de 1º de Julho em todas as unidades de saúde do sistema ESF – Estratégia Saúde da Família.
Nesta semana a gestão da secretaria, integrantes da equipe Enfermeira Marilei e Acadêmica em Bacharelado de Enfermagem Tailine Jappe, acompanhadas pelo vice-prefeito Jones Cunha, esteve em Santa Rosa, onde foram recebidos e puderam compartilhar experiência desse modelo de atendimento, implantado naquele município, informa a Secretária Zuleica Wehner. O médico e vice-prefeito de Santa Rosa Dr. Antônio Benvegnú e a enfermeira chefe da implantação do acolhimento no ESF de Santa Rosa, foram convidados a darem uma palestra as equipes dos ESFs de Horizontina, no próximo mês de junho.
Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde. O Protocolo de Acolhimento tem o objetivo de “garantir o direito à saúde ao usuário, reorganizando o processo de trabalho, a fim de aumentar o acesso com resolutividade, vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários”.
A gestão da saúde municipal de Horizontina está organizando reuniões em todas as outras unidades de saúde do município estimulando e esclarecendo às equipes sobre a adoção dessa nova prática, após a experiência da equipe do ESF Centro.
O Acolhimento garante que todos são atendidos, de acordo as urgências ou o agendamento, o que evita os usuários a enfrentarem filas ou disputar preferência pela ordem de chegada na alta madrugada. Com o acolhimento e avaliação, dispensa-se toda essa antiga sistemática, por vezes dolorosa ou incômoda de deslocamento as unidades na incerteza de obter atendimento.
Fonte: Paulo Roberto Staziaki - Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Horizontina