Operação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de homicídios
- 28/05/2019
Uma operação da Polícia Civil cumpre, na manhã de hoje, mais de 200 mandados de prisão contra suspeitos de crimes de homicídio e feminicídio no Rio Grande do Sul. No balanço preliminar divulgado pela polícia, foram presas 40 pessoas e apreendidos quatro menores. Entre os presos, 16 foram por feminicídio.
De acordo com o subchefe da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes, as ações da polícia no estado se concentram em Porto Alegre, Região Metropolitana e cidades do interior onde há delegacia especializada de homicídios.
A Operação Cronos II é uma força-tarefa coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil e acontece em 21 estados e no Distrito Federal.
O monitoramento da operação é realizado direto do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.
1ª fase da operação
Em agosto do ano passado, a Operação Cronos registrou 162 presos e 16 adolescentes apreendidos no Rio Grande do Sul. A ação também foi realizada de forma simultânea pela Polícia Civil em todo o país.
Durante a operação, a polícia gaúcha prendeu o suspeito de matar uma jovem de 24 anos em Santa Cruz do Sul. De todas as prisões, 50 foram por homicídio e quatro por feminicídio.
Também foram presas 22 pessoas por crimes relacionados à Lei Maria da Penha, 54 por crimes diversos e 32 prisões ocorreram em flagrante por crimes como tráfico e porte ilegal de arma de fogo.
O nome Cronos, inspirado no deus do tempo da mitologia grega, é uma referência ao tempo de vida das vítimas, que era reduzido pelos autores dos crimes.
Fonte: G1