Horizontina poderá sediar a Escola Tiradentes da região Noroeste do RS
- 27/05/2019
O prefeito Antonio Lajus e o vice Jones Cunha estiveram na capital do estado na última semana. Ao participar do Vera Cruz Repórter, o vice-prefeito Jones Cunha salientou que na última quarta-feira participaram de audiência com o deputado estadual Capitão Macedo, presidente da Frente Parlamentar de Ampliação das Escolas Militares Tiradentes no estado do Rio Grande do Sul.
Cunha lembrou que o município está pleiteando uma Unidade da escola em Horizontina. Na última quarta-feira a tarde foi entregue a documentação de credenciamento do município de Horizontina para sediar uma dessas Unidades. Cunha disse que o município conseguiu atender integralmente tudo o que o projeto menciona nesta primeira etapa, por exemplo, a comprovação de que o município tenha interesse de instalar a escola, com comprovação de todas as entidades, com moção de apoio da Câmara de Vereadores, além de ofícios de apoio de diversas entidades, entre elas, o Rotary Club, Apae, Corpo-de-Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Aciap, Loja da Maçonaria, bem como, dos diversos sindicatos, ou seja, todas as instituições manifestaram apoio favoráveis ao pleito.
Conforme Jones Cunha será preciso entregar um relatório detalhado de todas as condições do município e da região, pois a intenção é de que Horizontina possa sediar a Escola Tiradentes da região Noroeste do Estado. Cunha relatou que a intenção inicial do estado é de ampliar de sete a vinte escolas. A partir desta semana, de acordo com Jones Cunha, o projeto do município passa a tramitar junto ao Comando da Brigada com o Comandante Mario Ikeda, e também na Secretaria de Educação com o Secretário Faisal Karam.
Com relação ao funcionamento da escola, Cunha reiterou que a direção é militarizada, com profissionais designados da Brigada Militar, sendo que alguns professores também são militares, e o restante são com os mesmos profissionais que estão na unidade, passando estes professores por uma preparação. Cunha disse que se tudo der certo, a Escola Tiradentes será instalada na Escola Estadual Farroupilha, que hoje é uma escola de ensino fundamental, e o estado já demonstrou interesse de aos poucos, repassar o ensino fundamental ao município e focar somente no ensino médio.