RS terá 30 unidades de atendimento em saúde dos autistas
- 06/04/2023
Depois dos 37 centros regionais de capacitação e diagnóstico, o Rio Grande do Sul terá em breve 30 unidades de atendimento em saúde de pessoas com transtorno do espectro autista. A informação é da secretária de Saúde Arita Bergmann, que nesta quarta-feira dia 5, esteve na audiência pública da Assembleia Legislativa organizada pelo deputado Eduardo Loureiro para debater a Lei Gaúcha Pró-Autismo, suas conquistas e avanços.
Cada uma das 30 unidades terá aporte mensal de R$ 70 mil. A data de abertura do edital e os detalhes técnicos serão confirmados pelo governador Eduardo Leite nos próximos dias. Para o proponente da audiência e autor da lei, deputado Eduardo Loureiro, são inegáveis os avanços da legislação na vida das pessoas, mas é preciso estender isso também nas áreas da educação e assistência social. “Cito como exemplo, a necessidade de criarmos o cargo de monitor em educação inclusiva na rede pública de ensino”, pontou o parlamentar, lembrando que uma em cada 36 crianças são diagnosticadas com autismo atualmente.
O debate reuniu diversas secretarias de Estado, entidades e militantes da causa, como o moderador da Rede Gaúcha Pró-Autismo Hugo Braz e a coordenadora do Autismo e Vida, Claudia Meyer. “A Lei Gaúcha do Autismo foi uma mudança de paradigma, de pensar e agir diferente diante dos desafios”, destacou Braz.
Por JAC