HORIZONTINA REALIZA MISSÃO EM PORTO ALEGRE PARA SE CONECTAR COM A INOVAÇÃO DO ESTADO
- 03/04/2023
Encontro com poder público na capital gaúcha visou criar conexões para potencializar o ecossistema de inovação da cidade
Horizontina é protagonista de uma grande revolução no noroeste gaúcho. Berço de grandes empresas e startups consolidadas no mercado, há um ano a cidade investe em ações que a posicionam cada vez mais como forte candidata para se tornar um grande pólo de inovação e tecnologia, contribuindo para o fortalecimento do Rio Grande do Sul no cenário de inovação mundial.
Para fortalecer essa transformação que acontece nos últimos anos, a Prefeitura de Horizontina, focada no desenvolvimento econômico e social, criou uma força-tarefa para realizar uma missão importante em Porto Alegre: criar conexões com agentes governamentais a fim de potencializar o ecossistema de inovação da cidade que estimula um movimento de transformação e consolida grandes ideias em projetos e negócios bem-sucedidos.
Um ecossistema de inovação só é completo e bem-sucedido com a participação colaborativa de todos os atores responsáveis. Oferecer um ecossistema forte e consolidado é um trabalho conjunto entre o setor empresarial, as instituições governamentais (poder executivo e legislativo), a academia e a sociedade civil, para que a cidade se torne uma grande referência em inovação, empreendedorismo e tecnologia e atraia novos investimentos.
Sob a perspectiva econômica, o ecossistema de inovação representa novos empregos, desenvolvimento local e o nascimento de grandes negócios. Sob a perspectiva social, o ecossistema proporciona ambientes colaborativos, espaços em que talentos inquietos compartilham o mesmo propósito de trocar experiências e transformar o mundo.
ESPECIAL – ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
Missão do ecossistema de inovação de Horizontina se conecta com o governo do Estado
Com o objetivo de conectar o ecossistema de inovação de Horizontina com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, uma missão composta por representantes dos atores de desenvolvimento local cumpriu uma vasta agenda de reuniões junto a órgãos governamentais com o objetivo de trocar experiências, se conectar e firmar parcerias.
A equipe formada pela vice-prefeita Zuleica Wehner, acompanhada dos vereadores Lucas Stoll e Diogo Weiss, o secretário geral de governo Marcelo Engel, o secretário de desenvolvimento econômico Gilmar Quintiliano, o diretor de inovação e tecnologia Adilson Oliveira, os empresários Claudiomiro Fernando Rex e Gládis Butzke Rex, e os integrantes do Ecossistema de Inovação Cassiano Telles, Eduardo Abeling e Helonara Freddo Dürks, realizou encontros importantes na última semana.
A agenda na capital do estado foi marcada no dia 28 de março, para aproveitar o clima de inovação, tecnologia e empreendedorismo que contagiou o estado como um todo durante o evento internacional South Summit Brazil, sediado em Porto Alegre, que ocorreu entre os dias 29 a 31 de março.
A primeira reunião da equipe aconteceu junto a Secretaria Estadual de Cultura, onde foram recebidos pelos diretores Ruben Oliveira (Rubinho) e Ana Fagundes. Com uma receptividade muito grande, os dirigentes da secretaria se animaram com o ecossistema de inovação de Horizontina, abordaram projetos relacionados a economia criativa, bem como a inserção da Cultura e do Turismo como indutores da economia local. Na ocasião, foram iniciadas tratativas para a equipe da Secretaria ir até Horizontina realizar uma rodada de reuniões e workshops com a comunidade para abordar o tema Economia Criativa a nível municipal e regional.
ESPECIAL – ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
Ernani Pollo, Badesul e Danrlei de Deus recebem Ecossistema de Horizontina
Em seguida, a equipe foi recebida na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, onde a agenda foi diretamente com o secretário Ernani Polo, juntamente com o seu secretário adjunto, Derly Fialho. Na oportunidade, a equipe apresentou ao secretário todo o ecossistema que existe em Horizontina e consolidou parcerias a nível estadual. O secretário colocou toda a estrutura da pasta à disposição do município, e evidenciou que o Governo do Estado é parceiro deste movimento que visa gerar o desenvolvimento de Horizontina e toda a região noroeste. Ficou acertado mais um encontro em conjunto com a pasta, para o mês de Maio, onde serão tratados aspectos mais técnicos e estruturantes, bem como uma reunião em conjunto com a Secretaria Estadual de Inovação e Tecnologia.
No início da tarde, a equipe se dirigiu até o centro histórico da capital, onde teve uma reunião na sede do Badesul, instituição de fomento do Governo do Estado. Nesta oportunidade, a equipe foi recebida pelo diretor da instituição, Kalil Sehbe Neto. Com muito entusiasmo, o diretor Kalil ficou surpreso com todo o movimento do ecossistema de inovação em Horizontina e com o pioneirismo dos empresários locais, trazendo destaque e relevância do município a nível nacional. O diretor, explicou todas as potencialidades e parcerias que a instituição de fomento pode atuar junto ao governo municipal e a classe empresarial e, de forma muito proativa, já acertou uma ida de uma comitiva do Badesul para o município, para conhecer todo o ecossistema e disseminar localmente as parceiras a serem desenvolvidas no município.
A última agenda foi junto a Secretaria Estadual de Esportes, onde a equipe foi recebida pelo secretário Danrlei de Deus Hinterholz. Com muito entusiasmo, o secretário que é natural de Crissiumal e tem familiares em Horizontina, recebeu a comitiva que apresentou o Ecossistema de Inovação. O secretário ficou feliz com todo o movimento em prol do desenvolvimento local e colocou toda a estrutura da pasta à disposição para auxiliar. Inclusive, destacou a potencialidade do esporte nesse contexto, tanto a nível socioeducativo como também econômico e social. No momento, o secretário também apresentou os projetos que já estão em execução pela pasta no município e futuras parcerias.
ESPECIAL – ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO
Instituto Caldeira – Conexão direta em Inovação
Ao final da tarde, a equipe aproveitou a ocasião para fazer uma visita ao Instituto Caldeira, que fica na capital do estado. O instituto é um hub de inovação que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação. Com o intuito de apresentar esse importante espaço para a inovação estadual à Administração Pública Municipal, os empresários conduziram essa experiência a todos da missão, onde puderam vivenciar e visualizar o que se projeta para o futuro de Horizontina.
Propósito de desenvolver pessoas através de conexões que transformam o mundo
Senso de comunidade, desenvolvimento, perseverança e transparência, esses são os valores adotados pelo ecossistema de inovação de Horizontina e que guiaram a força-tarefa rumo a Porto Alegre.
Na última terça-feira (28), integrantes da missão tiveram a oportunidade de se encontrar com personalidades do governo estadual e criar redes de apoio para potencializar o ecossistema da cidade.
O QUE DIZ QUEM PARTICIPOU
As conversas trouxeram muitos frutos e esses são alguns depoimentos de autoridades e representantes do município de Horizontina sobre o momento:
“A administração municipal sente-se orgulhosa em estar participando e sendo um dos eixos que formam este ECOSSISTEMA , juntamente com a Academia, o setor privado e a sociedade civil. Estando eu, no cargo de Prefeita em exercício, estar acompanhando essa missão só reforça a visão de inovação, e que neste cenário as conexões são o principal norte, pessoas e negócios precisam conversar, e no final de tudo através do empreendedorismo teremos com certeza um futuro brilhante para nossa Horizontina e região. Vivemos em um mundo onde a tecnologia está impregnada em tudo, desta forma a Inovação é necessária. Hoje um bate papo em um café, pode se tornar um negócio, uma startup por exemplo, dela será gerado emprego e renda. Fazendo o Desenvolvimento Econômico, estamos gerando receita para as demais áreas primordiais da gestão pública, tais como saúde, social e obras. Quero registrar a importância dessas parcerias, executivo, legislativo, empreendedores, academia e a sociedade civil. Agradecer a receptividade dos secretários do governo estadual, os quais prontamente entenderam o propósito da missão e se colocaram à disposição para juntos transformar a cidade e a região, tudo isso pensando na qualidade de vida dos nossos cidadãos.”
- Zuleica Wehner, Vice-prefeita de Horizontina
“Horizontina sempre exerceu muito bem o papel de protagonista, nossa gente tem uma herança de pioneirismo e inovação nata. A afirmação de um Ecossistema de Inovação que conecta o poder público, os empresários, a sociedade civil e a academia só fortalece o município. Fomentar essa cultura de inovação proporciona o desenvolvimento e novas oportunidades de negócios, atraindo investimento em todas as áreas. A agenda construída em Porto Alegre durante essa semana abraçou todas as chamadas hélices do Ecossistema, conectou o Município aos programas e as ideias de Inovação, desenvolvimento econômico e linhas de financiamento do Estado do RS, construiu novas agendas e já rendeu muitos frutos ao município. A visita ao Instituto Caldeira foi transformadora, vivenciar a sinergia de um espaço que nasceu como uma indústria de inovação no início do desenvolvimento econômico do Estado e foi resgatada e transformada nesse Ecossistema que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público com o objetivo único de fazer acontecer. Toda essa dimensão e essa imersão na inovação tecnológica também registra a participação de duas grandes empresas com forte ligação com a história de Horizontina, realmente é de grande orgulho ver no espaço dedicado aos fundadores do Instituto Caldeira, entre tantas empresas, a A Schneider Participações e o Grupo SLC. Agradeço a oportunidade que recebi e lhes afirmo que esse dia trouxe até mim a percepção sobre um mundo até então desconhecido. Foi uma terça-feira que transformou meu modo de ver as coisas. Muito obrigado, de coração!”
- Lucas Edio Stoll, Vereador de Horizontina
“Foi uma experiência muito boa, conseguimos, além da integração entre o poder executivo, legislativo e iniciativa privada, uma sinergia em nome do único propósito: Alavancar e fomentar a tecnologia e inovação na nossa região. Horizontina é uma terra de empreendedores e isso está alicerçado pela capacidade e conhecimento dos nossos empresários. Não conseguimos falar em desenvolvimento econômico sem empresas, bons negócios, mas principalmente sem ter pessoas criativas que a cada dia inovam nos seus ambientes corporativos. Sentimos nessa visita uma boa reciprocidade do governo do Estado nessa visão de inovação e tecnologia. Que outros insides como esses que tivemos no dia de ontem venham a trazer bons resultados para o nosso município.”
- Gilmar Quintiliano, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Horizontina
FONTE: IMPRENSA HZ
#Compartilhe