Corede/FN promove primeira reunião das IES da região
- 23/05/2019
O Corede Fronteira Noroeste realizou ontem, a primeira reunião de trabalho da Setorial do Ensino Superior da Região Fronteira Noroeste na sede da Agência de Desenvolvimento, em Santa Rosa. A Setorial é composta por todas as Instituições de Ensino Superior com sede na Região Fronteira Noroeste, FEMA, FAHOR, SETREM, IFFAR, UNIJUÍ, que foi criada na última assembleia do Corede/FN em março.
Na oportunidade todas as Instituições se fizeram presentes por seus gestores e representantes para discutirem os assuntos propostos, com a seguinte pauta: escolha do coordenador da setorial; propostas das IES para o desenvolvimento da região; informações/relato de cada IES e assuntos gerais.
A partir do diálogo aberto entre as IES foram abordados diversos assuntos de relevância regional, visando oportunidades e formas que as Instituições poderão contribuir de modo mais ativo e efetivo com o desenvolvimento.
De acordo com a Presidente do Corede/FN, Vanice de Matos, a intenção consensual entre as Instituições é de que a Setorial seja vista como órgão consultivo e propositivo para a construção da política pública de desenvolvimento em temas estratégicos, seja para outras entidades da sociedade civil ou até mesmo para os poderes públicos constituídos. Também a partir do trabalho conjunto e colaborativo as Instituições de Ensino Superior da região possam auxiliar na realização de projetos, programas ou ações que visem o desenvolvimento regional. Foram até mesmo debatidas algumas possibilidades e pautas regionais já definidas no Plano Estratégico Regional, elaborado pelo Corede e de conhecimento de todos.
Vanice também ressalta que a Setorial pode ser um espaço de diálogo e construção coletiva de soluções para grandes problemas, tanto do próprio setor da educação que atravessa momentos difíceis para todas as Instituições, quanto para problemas dos municípios e para a região conjuntamente. Ainda foi levantada a possibilidade de realização de projetos e eventos em conjunto, tanto na área da tecnologia com a inserção de todas as IES no Pólo Tecnológico Regional, como Unidades Executoras, quanto em outras áreas que possam impactar a economia regional.
Durante o encontro foi eleito pelas Instituições como Coordenador da Setorial, o professor Marcelo Blume, da FAHOR de Horizontina, que passará a representar a Setorial do Ensino Superior no Conselho de Representantes do Corede, órgão consultivo e deliberativo da entidade, prestando apoio e participando das decisões junto à Diretoria Eleita na última assembleia.
Fonte: Assessoria de Comunicação