COR DA ÁGUA DO LAJEADO BUGRE DEIXOU AGRICULTORES APREENSIVOS

  • 17/03/2023
COR DA ÁGUA DO LAJEADO BUGRE DEIXOU AGRICULTORES APREENSIVOS

Nossa reportagem recebeu registros de moradores das margens do Lajeado Bugre, cuja nascente está dentro do perímetro urbano de Horizontina – Vila Maier, sobre a estranha coloração da água desde a tarde/noite de quinta-feira, dia 16, assim prosseguindo na manhã desta sexta-feira, dia 17 de março.

Os registros feitos por um morador que possui produção orgânica nas margens, e portanto, adota práticas conservacionistas ao Meio Ambiente, repassados a nossa reportagem, foram dadas a conhecimento também do Departamento Municipal de Meio Ambiente, através do Engenheiro Ambiental Lucas Simm.
Na busca ativa para encontrar o que teria causado esse impacto às águas do Bugre, constatou-se haver baixa vazão do lajeado em função da seca, combinada com a possível despesca em açudes de peixes ocorridas nas proximidades, o que levou para o leito do referido lajeado água com argila.
As alterações nas águas do Bugre não ocorrem pela primeira vez. Em outras oportunidades, em períodos de secas, ocorreu mortandade de peixes, por possível uso de agrotóxico e outras pelo descarte de produtos químicos. Na semana passada, há relatos de peixes encontrados mortos em ponto do riacho que havia uma espécie de espuma na superfície.
A comunidade ribeirinha manifesta preocupação, pois se utiliza do riacho para dessedentação animal, com acesso controlado, e lembram que o mesmo é afluente do Lajeado Pratos, onde está a captação da Corsan para consumo humano das mais de 15 mil pessoas que residem na cidade.
FONTE: JORNAL FOLHA CIDADE

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes