ENTIDADES E GOVERNO MUNICIPAL ESTUDAM ADOÇÃO DE DECRETO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
- 31/01/2023
Entidades que trabalham no meio rural, como a EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias e Departamentos do Governo Municipal, que integram a Defesa Civil, estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, em Horizontina.
Em pauta esteve uma abordagem inicial dos prejuízos causados pela estiagem e a viabilidade ou não de Decreto de Situação de Emergência no meio rural.
Qualquer decretação da situação de emergência, deve ser precedida de uma série de estudos, que precisam configurar o montante do prejuízo, sob pena não ser reconhecida pelos órgãos do Estado e Governo Federal.
EMATER e STR, compartilharam dados e informações da situação das lavouras. A SMDR e SMILT, destacaram as localidades com dificuldades no abastecimento de água potável e que dependem de apoio de carro pipa, haja vista a baixa vazão de poços e fontes.
Os dados seguem sob avaliação e serão levados ao Prefeito Municipal, bem como as entidades devem manter contatos diários de monitoramento da atual condição.
Como se sabe, prefeituras de municípios vizinhos já efetuaram documento de situação emergencial, no entanto, os impactos provocados á economia variam de um território a outro, sendo que conforme o impacto ao PIB que as perdas da produção representam ou os riscos de desabastecimento da população, podem ou não justificar o decreto.
FONTE: IMPRENSA HZ
#Compartilhe