ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO

  • 03/08/2022
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO

No dia 1º de agosto de 2022, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação realizou um encontro de formação destinado aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Atendentes de Creche, Auxiliares de Atendente de Creche e Agentes Educacionais da Rede Municipal de Ensino, tendo por local o salão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei. O evento contou com a participação da vice-prefeita Zuleica Wehner e da Secretária Municipal de Educação, professora Ivete Fátima Callegaro da Silva, em que na oportunidade desejaram as boas-vindas a todos os presentes, bem como ressaltaram a importância da realização de encontros de reflexão sobre temas tão relevantes que dizem respeito à Educação.

No turno da manhã, a professora Tamara Bittencourt desenvolveu o tema "Projeto de vida: trajetória, planejamento e legado". O Projeto de Vida é o que motiva um indivíduo a seguir em frente na busca por melhores condições de vida e na esperança de um futuro melhor. Elaborar o Projeto de Vida é construir a possibilidade de refletir sobre a participação no mundo, os planos e a própria constituição enquanto sujeito.
No turno da tarde, a professora Elisandra Walter realizou a palestra com o tema “Educação em uma perspectiva inclusiva - reflexões sobre inclusão, inserção e diversidade''. A Educação é um direito de todos; desta forma a escola organiza, planeja e promove ações eficientes para garantir um processo participativo, humanizado e inclusivo.
Ao abordar o tema inclusão escolar, é preciso rever o sentido atribuído à educação, além de repensar o processo de construção do indivíduo. O educando com necessidades especiais quando se torna autônomo, constrói competências e habilidades que o permite exercer a cidadania plena, por meio de práticas que auxiliem seu desenvolvimento.
A formação continuada compreende um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos conhecimentos necessários às atividades profissionais. Essa prática tem como objetivo permitir que o profissional agregue conhecimentos capazes de gerar transformação e impacto no contexto escolar, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem.
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA DE HORIZONTINA-RS

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