PAPEL DO CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É TEMA DE FORMAÇÃO EM HORIZONTINA
- 24/05/2022
A importância dos conselheiros, enquanto agentes de controle social, recebeu destaque durante formação realizada com integrantes do Conselho de Assistência Social de Horizontina. O intuito de envolver os 30 conselheiros de assistência social na formação é de qualificar a forma como é desempenhado seu papel, importante para levar políticas públicas a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A formação, foi realizada junto à Câmara de Vereadores na quinta-feira (19/05), quando a representante do Conselho Estadual de Assistência Social Isolete Bacca, atendendo à demanda da presidente do Conselho Municipal Ivete Grasiela Rossi Hupfer, sanou dúvidas quanto às atribuições do conselheiro.
Criados a partir da Constituição de 1988 e previstos especificamente na Lei Nº 10.741/99, os Conselhos de Assistência Social são instância deliberativas do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com caráter permanente e de composição paritária. Os Conselhos são vinculados ao órgão gestor da Política Estadual de Assistência Social.
Isolete destaca o importante papel dos Conselhos em relação ao controle social, previsto no artigo 204 da Constituição Federal, sendo que uma das diretrizes prevê a participação da população por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis. Também foram compartilhadas orientações sobre a composição e paridade de representação do conselho, participação dos usuários, atividades de educação permanente para conselheiros, processo eleitoral de forma a garantir a participação de todos os segmentos e articulação com demais políticas públicas.
Integram o Conselho Municipal de Horizontina representantes do governo e organizações da sociedade civil, entre elas as secretarias municipais da Saúde, de Desenvolvimento Social e Habitação, da Fazenda, do Planejamento, da Administração e da Educação, Emater/RS-Ascar, trabalhadores do Suas, sejam representantes governamentais ou não governamentais, representantes dos idosos, associações comunitárias de bairros e do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).
Fonte colaborativa - Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa; Jornalista Deise A. Froelich;
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA HORIZONTINA
#Compartilhe