HORIZONTINA: Morre ex-secretário municipal Nilo Lázzari
- 05/05/2022
O município de Horizontina perdeu nesta quinta-feira, dia 5, uma de suas grandes lideranças políticas, homem sempre articulado, equilibrado e que defendia a política feita com honestidade por significar o caminho mais curto para melhorar a vida das pessoas.
Nilo Lázzari, foi Secretário Municipal de Agricultura em dois governos, atuou também nas secretarias de Obras, Ação Social, bem como na Assessoria Legislativa da Câmara Municipal de Vereadores.
Agricultor familiar, residia em Esquina Tunas, onde possuí uma bela propriedade, com espaços qualificados para a atividade da Piscicultura, uma de suas grandes referências na passagem pela gestão pública.
Foi em sua gestão de Secretário, após criada por lei a secretaria, que o município passou a incentivar tecnicamente e com prestação de serviços subsidiados a abertura de espaços para criação ordenada de peixes, destinados a geração de renda nas propriedades e qualificando a diversificação de culturas, bem como oportunizando cursos e treinamentos aos produtores.
Experimentos em fruticultura também sempre desafiaram Nilo, que possuía um pomar de Figos em sua propriedade, que tocava auxiliado pela esposa Iraci.
Nos últimos anos, já aposentado, com os dois filhos Fernanda e Rafael, ambos professores na Universidade Federal de Santa Maria, Lázzari dedicava-se exclusivamente a atividade rural. A vinda do neto, Pedro Henrique, lhe deixara orgulhoso, e as férias do menino passaram a ser sempre na companhia do avô, que o apresentava a seu vasto círculo de amigos na cidade.
Conselheiro das administrações de João de Oliveira Borges e Nico Horst, Lázzari sempre representava a articulação, o ponto de equilíbrio ao organizar e coordenar as campanhas e suas estratégias, e seu trabalho sempre prestado com êxito e seriedade, foi lembrado nesta manhã pelo ex-Prefeito Eduardo Jorge Horst, em contato com a Rádio Olinda FM.
Nilo tinha 67 anos, deixa a esposa Iraci, os filhos Fernanda e Rafael, genro André e o neto Pedro.
Rafael, foi reitor do Campus da UFSM em Palmeira das Missões até o ano passado e atualmente trabalha na reitoria da sede da UFSM. Fernanda e o esposo André, são professores da Universidade em Santa Maria, e foi para lá que levaram o pai nos últimos meses para poderem acompanhá-lo diariamente no tratamento de um câncer diagnosticado no mês de janeiro último, e que causou seu falecimento no final da madrugada de hoje. O velório e o sepultamento de Lazzári ocorrem em sua localidade natal, Esquina Tunas, com o horário da cerimônia de despedida ainda a ser divulgado pelos familiares.
FONTE: JORNAL FOLHA CIDADE