VEM PARA A REALIDADE UMA NOVA HORIZONTINA – LANÇADO 1º COMPLEXO TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO DO MUNICÍPIO

  • 30/04/2022
VEM PARA A REALIDADE UMA NOVA HORIZONTINA – LANÇADO 1º COMPLEXO TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO DO MUNICÍPIO

O Grupo Essent, composto por empresas de serviços financeiros voltados para empresas, política e agronegócio, deixa a sexta-feira, dia 29 de abril, marcada pelo lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Tecnológico e a criação da MIRA Labs, uma pré-aceleradora de startups, o quarto negócio do grupo.

Ao todo serão investidos mais de R$ 6 milhões, investimento em conjunto com investidores e empresas patrocinadoras da região, na estrutura que englobará todos os negócios do grupo, que hoje atua com contabilidade nos ramos eleitoral, agrícola e empresarial, um grande coworking para pré-aceleração de negócios inovadores.
O investimento inédito deve potencializar a diversificação da matriz econômica do município, que é reconhecido pela sua produção de maquinários agrícolas.
A cidade terá um moderno espaço para incentivar a tecnologia e a inovação, fortalecendo a interface entre mercado e academia. A pré-aceleradora foi criada pelos sócios do Grupo Essent, liderados por Guilherme Sturm, CEO da Essent Jus, e Rodrigo Barichello, considerado pela FAPESC em 2021 um dos 3 professores mais inovadores de SC, que assumirá o papel de CEO da MIRA Labs, com o intuito de melhorar o desempenho de startups, especialmente de regiões interioranas e em estágio de validação de modelo de negócio.
Segundo estudo da PwC Brasil, nove em cada 10 startups, morre antes mesmo de chegar ao ponto de aceleração do negócio.
“Há um abismo entre o período que um projeto deixa a incubadora de sua universidade e se torna uma startup em busca da aceleração do negócio. E a maioria das ideias morre nessa fase. Para ajudar o empreendedor a atravessar esse vale até o sucesso é que surge da MIRA Labs, que tem ainda outras particularidades”, explica Barichello.
Em parceria com a Unicred - instituição financeira cooperativa, o Complexo contará com 1.125m² de área construída e a capacidade de ocupar até 320 pessoas, em formato de coworking. O grupo Essent Negócios Contábeis, composto por Essent Contabilidade, Essent Jus, Essent Agro e agora com a MIRA Labs, que se lança oficialmente para o mercado nesse evento, estarão locadas no espaço.
O grupo que nasceu em Tucunduva, escolheu construir a sede na cidade vizinha pelo apoio da prefeitura local e incentivos fiscais que potencializam a expansão dos negócios do grupo.
O município também se mantém ligado ao conceito de valorização da cultura interiorana e seu potencial de fazer arranjos cooperativos. “Horizontina está num momento estratégico que é de se tornar um polo de inovação e tecnologia no interior do estado e estamos aproveitando para somar nossos esforços e contribuir para o desenvolvimento de toda a nossa região”, diz Sturm.
O ato de lançamento reuniu nesta tarde autoridades dos segmentos político, empresarial, serviços, tecnologia e inovação, junto ao Centro Cultural Belas Artes.
Na ocasião foi descerrada a placa da pedra fundamental, da futura sede dos empreendimentos as margens da extensão da Avenida Dahne de Abreu – Distrito Industrial II de Horizontina, com previsão de inauguração em meados de 2023.
Veio de um dos investidores o empresário Claudiomiro Fernado Rex, CEO do Grupo Tecnicon uma frase impactante: "Nasce aqui uma nova Horizontina, da inovação, de um grande capital e parque tecnológico, berço para novos negócios e investimentos".
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA HORIZONTINA

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes