REUNIÃO ENTRE HOSPITAL, UNIDADES DE SAÚDE, EXECUTIVO E LEGISLATIVO AVALIA ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
- 28/04/2022
Uma reunião proposta pela liderança do governo no Poder Legislativo, reuniu nesta quarta-feira, dia 27, o Governo Municipal, equipe da gestão em Saúde, enfermeiras da área de epidemiologia e acolhimento de pacientes na atenção básica, direção da ABOCH e corpo clinico do Hospital Oswaldo Cruz e vereadores, para tratar da alta demanda por atendimentos junto ao plantão de urgência e emergência.
A demanda por atendimentos fora de hora de atendimento dos postos de saúde ou das regras dos Planos de Saúde em Horizontina, tem registrado aumento significativo nas últimas semanas, e a situação chegou ao limite do suportável das equipes, pois é gigantesco o número de atendimentos de plantão, que passa de 100 em cada dia dos finais de semana, (sexta, sábado e domingo) sem contar as noites, com mais de 70% desses atendimento relacionados à Dengue.
As equipes de atenção básica, presentes na reunião, também trouxeram preocupação. Dados igualmente elevados na demanda por atendimentos. Em torno 30 pessoas por turno, procuram os Postos de Saúde, onde no tempo de atendimento, o profissional médico, consegue atender entre 15 e 17 pacientes por turno, algo em torno de 30 a cada dia.
Situação agravada pela Dengue!
O Hospital Oswaldo Cruz, em seu plantão de urgência/emergência, atende nas últimas semanas entre 70% a 80%, sintomas de dengue. Mas as outras necessidades de urgência e emergência, que justificam a existência do atendimento 24 horas, seguem se fazendo presentes; Os acidentes de trabalho, os acidentes de trânsito, os atendimentos cardíacos(infartos, AVCs), as crises hipertensivas e diabéticas, os pacientes oncològicos, as complicações respiratórias, as picadas de insetos, atendimentos que não há como prever, nem agendar, muito menos fazer esperar.
Encaminhamentos
Com os problemas mais uma vez relatados, que havia 30 dias determinou a contratação de horas extras de médicos a noite e finais de semana, hoje ocorreu encaminhamento de outra alternativa de reforço.
O município vai organizar uma Unidade Sentinela para atender em horário especial, casos específicos de sintomas de dengue e doenças respiratórias. O esquema de atendimento, e qual a unidade que o sediará entre 18h e 21h, de segundas a sextas, será debatido com as equipes profissionais nesta quinta-feira dia 28 e deve ser divulgado na sexta-feira, dia 29.
A Unidade de um dos ESFs aberta em horário estendido, buscará aliviar o atendimento por dengue e doenças respiratórias no Hospital, pois lamentavelmente, será necessário priorizar lá, somente os casos de urgência e emergência, o que de fato não podem esperar, pois seria risco a vida do cidadão, destaca a gestão de saúde municipal, sob a responsabilidade da vice-prefeita Zuleica Wehner e equipes de cada unidade.
Ao final do encontro, hospital, gestão municipal e poder legislativo, destacaram a unidade e a transparência das ações, clamaram pela racionalidade da busca dos serviços e pelo engajamento das pessoas com o combate a dengue e os cuidados preventivos com a saúde de cada um.
-Cuide do seu pátio, piscina, coleta de água da chuva, vasos e poças que possam acumular água e criar mosquitos;
-Estando com Dengue, faça uso de repelente, evite ser picado pelos mosquitos, usando roupas longas, beba bastante água e tome a medicação indicada.
-Oriente vizinhos, amigos e familiares sobre os sintomas, a necessidade de combate ao mosquito.
-Use a rede social para compartilhar cuidados, informações, e não para incitação contra profissionais de saúde, agentes de fiscalização e hospital.
-Pôr fim, o respeito e a empatia com os profissionais de saúde. Eles estão sobrecarregados e dando seu melhor, há a falta de médicos no mercado, se souber de alguém repasse o contato aos dirigentes do hospital.
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA DO MUNICIPIO DE HORIZONTINA.
#Compartilhe