AÇÕES DE ENFRENTAMENTO A DENGUE ENCURTAM PARA 24 HORAS PRAZO ENTRE NOTIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE MULTA
- 27/04/2022
Denúncia de locais com criadouro de mosquitos pode ser através da Ouvidoria Municipal 3537-7504
Apesar de todos os esforços e apostas na conscientização da comunidade afim de evitar a penalização com multas financeiras, a situação de avanço dos focos de larvas que produzem o mosquito da dengue, seguem sendo ignorados por muitas pessoas, em muitas casas.
São caixas de água e outros recipientes, por vezes verdadeiras gambiarras, que não seguem as determinações preventivas, usados para coletar água da chuva, e em 90% desses locais estão sendo encontradas pelos agentes de endemias, condição propícia a criação de mosquitos pelo alto número de larvas. O barato de economizar com água, pode custar caro à saúde e a vida.
Outros pontos, piscinas sem o devido tratamento, Calhas com desnível, ralos e por fim objetos jogados a céu aberto. Mas, notem, 65% dos focos estão dentro das residências, e especialmente nos dispositivos para armazenar a água da chuva.
Desta forma, o município de Horizontina, passa a atuar com redução de prazo de cinco dias para 24 horas entre a notificação para solução do problema (fóco) encontrado, e a nova visita que pode aplicar a multa financeira.
A situação é grave, são famílias inteiras acometidas pela infecção, que dura em média duas semanas, com muita dor, febre, por vezes internação hospitalar e não raro agravamento e risco de óbito. Duas pessoas já faleceram no município, infectadas por Dengue.
A cidade tem 796 casos da doença confirmados, e mais de 500 em investigação. Está sendo adotado o fumacê, a pulverização de áreas com maior infestação, mas ele só mata o mosquito voando e que tiver contato com as partículas naquele momento da aplicação.
O Carro de som está circulando pelas ruas, centro, bairros e vilas, pedindo a comunidade a atenção com suas casas. O município também está atento a todas as suas áreas públicas de escolas, secretarias e unidades de saúde.
O Governo Municipal pede escusas a quem desde o começo está fazendo a sua parte em suas propriedades. No entanto, por vezes, mesmo assim acometidos pela doença, pois ali perto da casa limpa, tem alguém, criando mosquitos, que picam pessoas infectadas e seguem o ciclo da doença, que precisa ser interrompido com o combate ao mosquito transmissor.
Prefeitura e Hospital, dobraram o número de médicos na emergência, e mesmo assim, muita gente precisa esperar por horas o atendimento. É humanamente impossível, combater a Dengue sem o envolvimento total da comunidade.
Denuncie a criação de mosquitos e o risco à saúde pública.
Qualquer informação ou denúncia referente a terrenos ou pontos de possível contaminação para dengue, deve ser dirigida a Fiscalização de Meio Ambiente no telefone 3537-7537 ou através da Ouvidoria do Município com denúncias anônimas no telefone 3537-7504, nos horários 07h45min às 12h ou 13h30min às 17h15min.
NOTA:
Vista de cima por imagens de drone, da empresa GEOE, TOPOGRAFIA & ENGENHARIA, os 92 km onde estão concentrados 80% dos focos da doença, mostram 193 piscinas e 75 caixas d’água à mostra (sobre telhados ou suportes), sendo considerados pontos com potencial de proliferação do mosquito aedes aegypti, visíveis a partir do levantamento aéreo.
De todos os pontos mapeados, foram identificados quem em 19 desses locais a situação é crítica e urgente de ação.
IMAGEM ILUSTRATIVA
Geoetopografia Georreferenciamento
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA DO MUNICIPIO DE HORIZONTINA
#Compartilhe