SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE HORIZONTINA PROMOVEU FORMAÇÕES AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

  • 26/04/2022
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE HORIZONTINA PROMOVEU FORMAÇÕES AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação de Horizontina promoveu formações aos profissionais da Educação no dia 22 de abril de 2022, estes momentos de formação estão previstos no Calendário Escolar do Ano Letivo de 2022 e têm por objetivo proporcionar qualificação aos profissionais.

Os motoristas da Secretaria Municipal de Educação participaram da formação com o tema “Direção defensiva”, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte na Unidade Operacional do SEST/SENAT-Santa Rosa/RS.
Os servidores no cargo de Agente Administrativo e Agente Administrativo Auxiliar participaram da formação com o tema “Censo Escolar e Sistema Educar Web” com a assessora Carla Signorini, técnica da empresa Abase Sistemas e Soluções nas dependências da EMEF Cristo Rei.
As serventes, no turno da manhã, participaram da formação relacionada a “Orientações sobre Cardápios 2022” e Resolução/CD/ FNDE nº 6 de 8 de maio de 2020, realizada pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Gabriela Polla. No turno da tarde, a formação teve continuidade com os temas: "Aditivos alimentares e as informações nos rótulos dos produtos”, realizada por Cláudia Verdum Viegas, Doutora e Mestra em Agronomia, Especialista em Engenharia e Gestão da Produção, Graduada em Química Industrial de Alimentos, Graduanda em Ciências Biológicas e “Qualidade e pós-colheita de frutas e hortaliças, conservação de alimentos em geral” por Ana Paula Cecatto, Mestra em Microbiologia Agrícola e do ambiente e Graduada em Farmácia - Habilitação em Bioquímica e Técnica de Alimentos. As formações para as Serventes foram realizadas na EMEF Monteiro Lobato.
As professoras de Educação Infantil tiveram a oportunidade de participar da formação continuada realizada pela professora Joana Spohr, através do Projeto Conecta Educação, realizado pela parceria entre Secretaria Municipal de Educação, SEBRAE/RS e TopSer. Concomitante a este momento, aconteceu a formação com o tema “O desenvolvimento infantil” direcionada às Atendentes e Auxiliares de Atendentes de Creche, com a Terapeuta Ocupacional Marília Compassi Freitas, Pós Graduada em Neuropsicologia. Na sequência, foi oportunizada a reflexão sobre o tema “A infância e suas potencialidades” mediada pela professora Carine Both Pinto, Graduada em Pedagogia, Pós graduada em Educação Especial e Mestre em Educação nas Ciências, às Professoras de Educação Infantil, Atendentes e Auxiliares de Atendentes de Creche, tendo por local a EMEF Monteiro Lobato.
Os professores do Ensino Fundamental dos Anos Finais, no turno da manhã, participaram da formação “Justiça Restaurativa” através da vivência do Círculo de Construção de Paz, o qual foi conduzido pela Dra. Cátia Paula Saft, Juíza de Direito, Diretores Benício Daniel Sartor, Cleusa Maria Vione e Claudia Beatriz Roth, Facilitadores da Justiça Restaurativa. Concomitante a esta formação, os professores dos Anos Iniciais participaram da conversa sobre o tema “Método Fônico” com a professora Alessandra Aranda Nicolau, Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - FFC/ Marília, assessora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino.
Após o intervalo, no turno da manhã, os professores do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de participar da palestra com o tema “A neurociência: a mente como sua aliada” realizada pelo Sr. Airton Luis Heck, Engenheiro Químico pela UFSM, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, participou do programa de desenvolvimento de executivos do Cenex, possui formação avançada em Neurobusiness pela FGV, em andamento, especialização em Relações Trabalhistas e pós em Produção Vegetal, Engenheiro de Manufatura, Supervisor de Engenharia e atualmente Gerente de Produção na John Deere, membro do Comitê de Voluntariado da Fundação JD, que partilhou os conhecimentos e vivências a respeito desta temática com os professores.
A inclusão da Educação Fiscal no currículo escolar está pautada na Lei Municipal nº 3.862 de 10 de abril de 2019, que institui o Programa Municipal de Educação Fiscal no Município de Horizontina. Tendo em vista este tema, o professor Luciano Rudnik, Doutorando em Educação Matemática, Mestre em Educação e graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, realizou de forma on-line, com a mediação da professora Alessandra Aranda Nicolau, a fala sobre a Educação Financeira, tema transversal da Base Nacional Comum Curricular e a Educação Fiscal, apresentando sugestões de caminhos para que a comunidade escolar tenha conhecimento destes temas de forma interdisciplinar. E para finalizar, a professora Alessandra Aranda Nicolau discorreu sobre a importância da prática pedagógica pautada na Pedagogia Afetiva, pois trata-se de uma proposta pedagógica construída com base em estudos sobre métodos educacionais, alinhada à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, essa proposta educacional tem foco na preparação social, emocional e cognitiva dos estudantes.
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA DO MUNICIPIO DE HORIZONTINA

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes