ABRIL - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
- 11/04/2022
Campanha Nacional de 2022 - “Lugar de autista é em todo lugar!”
A campanha nacional de 2022 para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo traz o tema "Lugar de autista é em todo lugar!" (com a hashtag #AutistaEmTodoLugar).
O tema deste ano "Lugar de autista é em todo lugar!" — vem mostrar a importância de incluir as pessoas autistas nos mais diversos "lugares" da sociedade.
O autismo tem um grande espectro de variedade e diversidade de pessoas e da maneira como o autismo caracteriza suas vidas, porém, todas elas, sem exceção tem seu lugar, e, o direito
de estar e fazerem parte da sociedade.
AUTISMO
Sabe-se que há vários níveis (leve, moderado e severo) de autismo, pois o transtorno é caracterizado por déficits, de qualquer nível, em duas importantes áreas do desenvolvimento:
Comunicação Social (socialização e comunicação) e comportamental (movimentos repetitivos e interesses restritos).
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), portanto, afeta cada pessoa de maneira única. Não há um autista igual ao outro — nem mesmo em caso de autistas gêmeos idênticos.
No Brasil, a “Lei Berenice Piana” — Lei 12.764, de 2012, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, regulamentada pelo Decreto 8.368, de 2014 — que garante os direitos dos autistas e os equipara às pessoas com deficiência.
Porém até o momento a legislação saiu minimamente do papel e o maior desafio é “vencer o preconceito” e promover o conhecimento da sociedade do que é “autismo”.
De acordo com recente pesquisa divulgada no fim de 2021 pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doença- EUA), mostrou que no mundo, 1 a cada 44 crianças que nascem são autistas, sendo que em homens o número é quatro vezes maior que o de mulheres.
No Brasil não existem números oficiais, porém no próximo Censo, será a primeira vez que teremos uma pergunta sobre autismo.
Em Horizontina, segundo informações levantadas junto a APAE de nosso município, temos hoje 35 pessoas que possuem o quadro de Autismo, destas 31 são atendidas na instituição, sendo que 02 crianças estão no momento em processo de avaliação e diagnóstico. Essas informações são referentes as pessoas que utilizam os serviços da APAE, porém não se tem o número exato de pessoas com Autismo em Horizontina, em virtude de nem todas as famílias procurarem a APAE.
Salienta-se que a APAE de Horizontina é referência para o atendimento das pessoas com O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para os municípios de Horizontina, Doutor Maurício Cardoso e Novo Machado.
O acesso aos serviços de atendimento na APAE se dá via sistema GERCOM, sendo que o primeiro encaminhamento é pela Unidade Básica de Saúde.
Criação de Associação
Como uma forma de ajudar as famílias, no final do ano de 2021, foi criado a Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Autismo. A Associação atualmente conta com 20 pais de crianças autistas, os quais buscam se ajudar na troca de experiências, de socializar suas dificuldades e suas conquistas, além de promover a discussão, a integração e defesa das pessoas com autismo.
Na semana que passou uma comissão de pais, esteve junto ao gabinete do Prefeito Municipal, onde fez apresentação de seus objetivos, apresentou programação que deverá realizar neste mês junto a Praça 25 de Julho e também reivindicou assento da nova entidade junto aos conselhos municipais. O prefeito Jones Cunha comprometeu-se com as pautas da associação.
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA DE HORIZONTINA
#Compartilhe