02 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

  • 02/04/2022
02 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Campanha Nacional de 2022 - “Lugar de autista é em todo lugar!”

A campanha nacional de 2022 para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo traz o tema "Lugar de autista é em todo lugar!" (com a hashtag #AutistaEmTodoLugar).
O tema deste ano "Lugar de autista é em todo lugar!" — vem mostrar a importância de incluir as pessoas autistas nos mais diversos "lugares" da sociedade.
O autismo tem um grande espectro de variedade e diversidade de pessoas e da maneira como o autismo caracteriza suas vidas, porém, todas elas, sem exceção tem seu lugar, e, o direito
de estar e fazerem parte da sociedade.
AUTISMO
Sabe-se que há vários níveis (leve, moderado e severo) de autismo, pois o transtorno é caracterizado por déficits, de qualquer nível, em duas importantes áreas do desenvolvimento:
Comunicação Social (socialização e comunicação) e comportamental (movimentos repetitivos e interesses restritos).
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), portanto, afeta cada pessoa de maneira única. Não há um autista igual ao outro — nem mesmo em caso de autistas gêmeos idênticos.
No Brasil, a “Lei Berenice Piana” — Lei 12.764, de 2012, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, regulamentada pelo Decreto 8.368, de 2014 — que garante os direitos dos autistas e os equipara às pessoas com deficiência.
Porém até o momento a legislação saiu minimamente do papel e o maior desafio é “vencer o preconceito” e promover o conhecimento da sociedade do que é “autismo”.
De acordo com recente pesquisa divulgada no fim de 2021 pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doença- EUA), mostrou que no mundo, 1 a cada 44 crianças que nascem são autistas, sendo que em homens o número é quatro vezes maior que o de mulheres.
No Brasil não existem números oficiais, porém no próximo Censo, será a primeira vez que teremos uma pergunta sobre autismo.
Em Horizontina, segundo informações levantadas junto a APAE de nosso município, temos hoje 35 pessoas que possuem o quadro de Autismo, destas 31 são atendidas na instituição, sendo que 02 crianças estão no momento em processo de avaliação e diagnóstico. Essas informações são referentes as pessoas que utilizam os serviços da APAE, porém não se tem o número exato de pessoas com Autismo em Horizontina, em virtude de nem todas as famílias procurarem a APAE.
Salienta-se que a APAE de Horizontina é referência para o atendimento das pessoas com O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para os municípios de Horizontina, Doutor Maurício Cardoso e Novo Machado.
O acesso aos serviços de atendimento na APAE se dá via sistema GERCOM, sendo que o primeiro encaminhamento é pela Unidade Básica de Saúde.
Como uma forma de ajudar as famílias, no final do ano de 2021, foi criado a Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Autismo. A Associação atualmente conta com 20 pais de crianças autistas, os quais buscam se ajudar na troca de experiências, de socializar suas dificuldades e suas conquistas, além de promover a discussão, a integração e defesa das pessoas com autismo.

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes