SEMANA DE FORMATURAS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA MULHERES NA ÁREA SOCIAL DE HORIZONTINA
- 01/04/2022
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação concluiu na tarde desta quinta-feira, dia 31, as formaturas da semana de dois cursos de qualificação de trabalhadoras realizados no município nos últimos meses, objetivando a melhor preparação para o mercado de trabalho e a inclusão social, bem como a melhoria da renda e o estímulo ao empreendedorismo das mulheres.
Quase 30 mulheres concluíram seus cursos nas áreas de Confecção de Pratos a Base de Peixes e Customização em Jeans.
A primeira formatura na área dos alimentos, ocorreu na terça-feira junto ao Restaurante Pesque Pub, que além de ceder sua cozinha para elaboração dos pratos, ofertou sem ônus suas dependências para a solenidade, que reuniu o Prefeito Municipal Jones Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Alessandro dos Santos, a Juíza de Direiro Cátia Paula Saft e as secretárias de governo Ana Denise Strapasson e Janete Schwingel, vereador Ilson Pilz, demais integrantes do Governo Municipal e familiares das 11 formandas. A instrutora foi a profissional de gastronomia Nica Boldrin.
Na tarde de quinta-feira, dia 31, a formatura do curso de Customização em Jeans, a partir da reutilização de calças jeans e retalhos de tecidos, que podem se tornar alternativa de renda, na confecção de bolsas, tapetes, estojos, mochilas, sacolas de viagem, arranjos de páscoa ou natal, entre outros. A instrutora foi a profissional de costura e empresária Janete Felten.
Essa solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores com a presença da Vice-Prefeita Zuleica Wehner, Secretários de Governo Marcelo Engel, Janete Schwingel, Eduardo Maron, Juliana Horbach, Ana Denise Strapasson e Fernando Bins. O Vereador Márcio Fischer representou o Legislativo. Presentes ainda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Ao pronunciarem-se nos eventos, prefeito, vice-prefeita, juíza, secretários de governo e vereadores destacaram a importância da busca dos conhecimentos e treinamentos a que as trabalhadoras se desafiaram. Havia entre as três dezenas de formandas pessoas de todas as idades, e todas elas com expectativa quanto as novidades incluídas em seus currículos, após certificadas pela organização.
Os cursos ocorrem por decisão de políticas públicas voltadas o trabalhador e para melhoria das condições de renda e emprego especialmente para as mulheres. “A cada trabalhadora que melhora seu emprego ou passa a empreender a partir dessa formação, fortalecemos a cidadania e praticamos inclusão social, levamos melhoria de vida para ela e sua família e diminuímos a dependência do Poder Público de todo o núcleo familiar”, comemora Ana Denise Strapasson, secretária de Desenvolvimento Social.
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA DO MUNICIPIO DE HORIZONTINA.
#Compartilhe