Governo Municipal acelera busca pela unidade do Colégio Tiradentes
- 09/05/2019
O Governo Municipal de Horizontina está havia mais de um ano articulando junto ao Estado do Rio Grande do Sul, uma possível instalação de uma unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, aos moldes das escolas de ensino médio já existentes em Ijui e Santo Ângelo.
O projeto que teve a elaboração do Sargento Nilson Cavalheiro Bones da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros está em busca de respaldo agora das demais entidades do município, e em todas elas o acolhimento tem sido imediato. A Câmara Municipal de Vereadores aprovou por 7 votos a uma Moção de Apoio a busca dessa unidade escolar.
Havia pouco mais de um mês o Executivo de Horizontina participou em Porto Alegre da criação da Frente Parlamentar pela ampliação da rede de escolas, junto a Assembleia Legislativa. Na ocasião já fez a entrega de um pré-projeto indicando como instalação a área da Escola Estadual Farroupilha, evitando seu fechamento, que estaria sendo planejado pelo Governo do Estado dentro de uma política já adotada em outros colégios de ensino fundamental, que são na verdade, responsabilidade do município.
A criação da Escola Tiradentes, manteria as estruturas excelentes desse patrimônio histórico da comunidade representado pela Escola Estadual Farroupilha do Bairro São Francisco. Ela é símbolo de luta e de qualidade na educação, graças ao empenho de dezenas de professores que por ela passaram em suas equipes diretivas e uma comunidade muito ativa que ao longo do tempo buscou ampliações das estruturas pedagógicas e de complemento como quadra esportiva e campo de futebol.
O município já utiliza parte dessas dependências para sediar turmas de educação infantil. Nessa parceria com o Estado, a participação da prefeitura vem fortalecer a educação qualitativa, inclusiva e inovadora, contribuindo na formação de cidadãs e cidadãos cientes de suas responsabilidades.
Da mesma foram que manteve a história do Colégio Cristo Rei, adquirido e municipalizado, é intenção do município de Horizontina, agora em parceria com o estado, manter ativo e cumprindo com suas finalidades o espaço da Escola Farroupilha, bem como a Escola Carlos Gomes de Cascata, a última escola em funcionamento no meio rural.
Fonte: Paulo Roberto Staziaki - Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Horizontina