Horizontina participará de reorganização de frente regional Pro RS 305

  • 09/05/2019

Horizontina participará de reorganização de frente regional Pro RS 305

O presidente da Associação Regional das Câmaras de Vereadores da Região Celeiro Arlei Tomazzoni foi recebido em Horizontina ontem, para uma reunião de trabalho com representantes do Poder Legislativo (mesa diretora) e Executivo.

Na pauta a organização de uma reunião ampliada, marcada para dia 21 de maio, ás 14h30min em Crissiumal, junto a prefeitura, tendo como pauta a retomada de ações que exerçam pressão para resgate do projeto de construção da RS 305, trecho Horizontina Crissiumal completando a ligação com Três Passos.

Tomazzoni que é vereador em Três Passos enfatiza que o maior município da região celeiro também tem interesse na conclusão da estrada, por entender que ela representa desenvolvimento a toda uma região.

No encontro serão agregados prefeitos, vereadores, empresários, sindicatos, faculdades e demais órgãos que tenham em seu plano o desenvolvimento regional integrado.

A estrada iniciada ainda na gestão de Pedro Simon governador do RS na década de 80, sofre com a interrupção a partir do final da década de 90. Pouco foi executado e parte da rodovia, semiacabada, foi entregue ao trafego entre o fim do perímetro urbano de Horizontina até próximo a Vila Cascata. Dali até Crissiumal a estrada é de terra com cascalho, cortando belezas naturais como a Cascata do Buricá e uma geografia muito bela para ser apreciada.

Os buracos e a falta de conservação encarecem os fretes e causam empecilho ao escoamento da produção. A estrada representa encurtar o caminho em mais de 150 km entre as regiões Fronteira Oeste e Noroeste com Santa Catarina e São Paulo, por exemplo.

Também aproxima as regiões Fronteira Noroeste e Celeiro na costa do rio Uruguai, de plantas industriais que tornariam viável a adoção de atividades em avicultura, além de outras plantas frigoríficas e lácteas, gerando empregos no campo com a sucessão rural invertendo o êxodo campo-cidade.

Muito embora se tenha presente a situação econômica e financeira do Estado, as lideranças defendem que só a articulação forte encontrará respaldo do pleito a médio prazo.

A reunião das lideranças dia 21 em Crissiumal vai ouvir sugestões para elaboração de uma pauta contínua de ações que devem envolver todas as forças vivas existentes no municipalismo regional, destacam as lideranças.

Na reunião em Horizontina estiveram recepcionando Tomazzoni o Presidente da Câmara Rafael Godoy, vice-prefeito Jones Cunha, vice-presidente do Legislativo Valmor Dreher e o vereador Márcio Fischer.

Fonte: Paulo Roberto Staziaki - Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Horizontina


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes