TUPARENDIENSE COMPLETA UM SÉCULO DE VIDA
- 20/10/2021
Na quarta-feira, dia 20 de outubro de 2021, Domingos Galina, natural de Tuparendi, nascido em 1921, filho de Pedro e Pierina Trevisol Galina, residente no Distrito de Cinquentenário, Tuparendi, completa 100 anos de vida (um século).
Em maio de 1951 casou-se com Maria Madalena Stringhini, falecida em 11/01/2008, deste matrimônio tiveram 08 filhos: José Roque, Antônio, Cecília, João Luiz, Maria Izabel (in-memorian), Maria Luiza, Pedro Paulo e Maria Salete, 15 netos e 9 bisnetos.
O dia a dia: acorda às 5h30min, 6h30min toma o café da manhã (poina, queijo, salame, mortadela, polenta, fortaia e xícara grande com café, leite e açúcar), meio-dia almoço (arroz, feijão, churrasco (carne gorda), sopa, lentilha, feijoada, peixe, cebola, saladas, gosta de sal na comida, um cálice de vinho colonial), após tira cochilo entre 30 minutos e 1 hora, janta às 19 horas (sobras do meio-dia e xícara grande com café, leite e açúcar), vai dormir entre 19h30min e 20 horas. Não gosta comer fora de hora. Gosta de todos os tipos de frutas (gabirova, laranja, bergamota, abacaxi, entre outras), não refuga nenhuma fruta. Não gosta de bebidas geladas, prefere ao natural. Toma chimarrão a qualquer hora. Escuta rádio só nas manhãs. Toma remédios para: tireoide, pressão alta, memória e coração. Problemas de saúde recentes: audição e visão (cataratas) fez cirurgia mas não resolveu o problema. Dificilmente come pão, gosta de pão de alho e de milho (não dá azia), não gosta de pão de trigo (da azia), Não é muito do doce, mas o café com leite adoça com açúcar. Todas as refeições são preparadas com banha, azeite usa só de oliva. Gosta de futebol, não perde um jogo sequer do Internacional, acompanha sempre pela tevê e rádio.
O segredo da vitalidade física e mental: trabalho (agricultor a vida inteira), caminhadas, alimentação natural, cálice de vinho diário, leitura e jogo de baralho (bisca e canastra), mas os recentes problemas de saúde acabaram com a leitura e o jogo de baralho. A pandemia do corona vírus, que teve início em março de 2020, também acabou com as caminhadas a pé até a sociedade para jogar baralho, distante 3 km da residência. O grande segredo da longevidade é a fé em Deus, pois todos os dias, por volta das 17 horas, reza o Terço.
FONTE: Vilson Winkler