Sicredi Noroeste apresenta Programa União Faz a Vida

  • 07/05/2019

Sicredi Noroeste apresenta Programa União Faz a Vida

O vice-presidente do Sicredi Noroeste RS Nírio Simeão Metzka e os executivos da cooperativa Chalimar Elwanger e Cléber Zingler estiveram reunidos hoje com o Governo Municipal de Horizontina, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social para apresentar proposta de inclusão do município no Programa União Faz a Vida da cooperativa.

O prefeito Antônio Lajús, as secretárias Ivete da Silva (SME) e Samara Hinterholz (SMDSH) e as diretoras pedagógicas da SME Elenir Rebhein e Cleusa Bülow comprometeram-se em estudar a aplicação do mesmo junto a rede municipal de educação a partir deste ano de 2019.

Conforme Nírio Metzka, o Programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, completa 24 anos seguindo o lema que inspirou sua criação e seu principal objetivo: promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes.

Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

O Programa foi desenvolvido, em 1995, para ampliar o conhecimento das comunidades sobre o cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Sua proposta foi construída a partir de exemplos internacionais e da parceria com o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos – São Leopoldo/RS). Os projetos cooperativos são desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com o apoio de educadores, pais e da comunidade.

As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa. Com a participação de educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar e com a comunidade de aprendizagem. E começa a ser construída, de forma colaborativa, uma nova maneira de ver o mundo e de agir coletivamente.

Os projetos desenvolvidos pelas crianças e adolescentes, em conjunto com os demais agentes do Programa, têm na sua essência a construção e vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania.

As escolas e outras organizações educacionais utilizam a metodologia de projetos para elaborar o plano que será realizado durante o ano. A avaliação constante orienta a tomada de decisão para a melhoria e continuidade dos projetos.

O Sicredi oferece o assessor pedagógico que auxilia os professores com as aplicações do projeto, que envolve os pais e as comunidades onde as escolas participantes estão inseridas. Compõem o processo: Assessor Pedagógico, Coordenador Escolar, Crianças e Adolescentes, Educador e a Secretaria de Educação.

O Sicredi Noroeste já desenvolve o programa União Faz a Vida em São José do Inhacorá, Três de Maio e Independência.

Fonte: Paulo Roberto Staziaki - Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Horizontina


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes