Porto Vera Cruz celebra Festa das Frutas

  • 26/12/2019

Porto Vera Cruz celebra Festa das Frutas

A produção de frutíferas, atividade presente em 25 propriedades de Porto Vera Cruz, no Noroeste gaúcho, é celebrada anualmente na Festa das Frutas. Neste domingo (22/12), a Festa chegou a sua 13ª edição e levou aproximadamente 500 pessoas ao Pavilhão de Eventos, em uma promoção da Prefeitura e da Emater/RS-Ascar, conveniada com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).


Estima-se que ao longo do dia foram comercializados aproximadamente 530 quilos de uva e 1,2 toneladas de melancia, além de outras frutas e uma diversidade de alimentos produzidos em Porto Vera Cruz, como pães, cucas e biscoitos, açúcar mascavo, melado, doces, conservas, flores, sucos naturais, além de conferir as potencialidades do comércio local e regional. “A produção de frutas esteve na vitrine da agricultura familiar de Porto Vera Cruz. A persistência e o empenho de nossos produtores coloca o município no cenário regional, ofertando produtos diferenciados e oportuniza renda a essas famílias. A Festa das Frutas foi um sucesso e alimentou expectativas para a próxima edição”, avalia a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Neiva Marines Benke.

Neste ano, uma das novidades foi a comercialização de flores, produzidas pelo casal Diva Maria Ludwig Neis e José Silfredo Neis, na localidade de Linha São José. Eles foram estimulados a produzir através do Projeto Flores para Todos, que em sua quarta fase contemplou 19 municípios do Rio Grande do Sul, em uma parceria entre a equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Emater/RS-Ascar, conveniada com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).Na propriedade dos Neis foram implantadas quatro variedades de gladíolos, sendo elas Jester, Red Beauty, T 704 e White, totalizando 200 bulbos.

Fonte: Jornalista Deise Froelich - Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Piloto Automático

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes