Estudantes de Campina das Missões são orientados sobre criação de abelhas sem ferrão

  • 12/10/2021
Estudantes de Campina das Missões são orientados sobre criação de abelhas sem ferrão

Estudantes das séries iniciais da Escola Municipal de Educação Fundamental Santa Teresa, de Campina das Missões, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Meliponicultura, que consiste na produção de mel a partir de abelhas sem ferrão. O grupo foi recebido em uma atividade extracurricular na propriedade de Iterlei Dewes, na comunidade de Vila Teresa.

Na oportunidade, Antônio Jung, extensionista da Emater/RS-Ascar, Instituição parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), apresentou orientações sobre a meliponicultura e explicou como é realizada a captura e o manejo básico de abelhas sem ferrão. “Se percebeu o entusiasmo dos alunos na atividade, puderam ficar perto das abelhas sem medo de se machucar e conheceram como funciona o ninho e a produção de mel”, relata o extensionista.

Na mesma escola, no mês de agosto, já havia sido realizada atividade similar com as turmas das séries finais do educandário. No caso destes alunos, muitos apresentaram interesse em buscar mais orientações técnicas e aplica-las na implantação de iscas para captura de enxames e, assim, iniciar a atividade como meliponicultor amador.

A meliponicultura consiste na criação racional de abelhas popularmente conhecidas como sem ferrão ou nativas, especialmente dos gêneros Melipona e Trigona. Quem conhece sua importância, preserva, uma vez que, das quase 310 mil espécies de plantas conhecidas atualmente, 87% delas dependem, em algum grau, de polinizadores animais. O mel das abelhas sem ferrão é fonte de energia, pode ser utilizado como adoçante natural em substituição ao açúcar, possui alta qualidade nutricional, tem propriedade expectorante e atua como sedativo, cicatrizante, digestivo e laxativo.

FONTE: Imprensa - Emater RS


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes